sexta-feira, 3 de julho de 2009

Oficina da Alegria - Vivência Cultural e Educativa


Desde 1990 realizo oficinas de arte-educação. E a partir de 1997, as oficinas de teatro. Realmente, comecei a trilhar o caminho das artes muito cedo. E achei ótimo!
Intuitivamente percebi que as brincadeiras populares enriquecem o aprendizado e desenvolvimento das crianças. E de muitos jovens e adultos esquecidos da beleza da espontaneidade, das alegrias simples da vida que vão sendo apagadas pelo tempo.

Artisticamente plural, o Brasil regional é fonte inesgotável de técnicas educativas. A Oficina da Alegria tem em seu repertório:
  • ciranda
  • artes visuais
  • técnicas circenses
  • folclore e arte popular
  • cantigas e danças populares
  • sonoplastia e orquestra de sucata
  • teatro de bonecos, de sombras, de máscaras e regional
  • jogos e brincadeiras verbais, visuais, sensoriais, lúdicas e literárias
  • contos e histórias dos mais diversos povos que constituem nossa raiz tão brasileira
  • tudo norteado pela educação em valores humanos

Ainda tem a opção de criar uma ludoteca! Aquele espaço incrível cheio de jogos e brinquedos feitos artesanalmente, do jeitinho que muita gente fazia (ou deveria fazer) quando criança. Cada brinquedo impregnado de lembranças, de sorrisos, de descobertas.

Imitação e exemplo é o caminho pelo qual a criança pequena se relaciona com o mundo. E o afeto, o encorajamento, a cumplicidade gerada neste tipo de trabalho são fontes que ampliam as habilidades para aprender e controlar as emoções, inclusive impulsos agressivos. E isto tb vale pra jovens e adultos. Então, vamos brincar de bumba-meu-boi, de sapo takoré, ouvir lendas africanas, fazer auto-retrato, contorcionismo, malabarismo, pintar a cara de palhaço e fazer um concurso de caretas. Interpretar, criar, experimentar, trocar e pensar! Ser rei e rainha, mendigo, adulto e extraterrestre no mesmo dia!
A Oficina da Alegria investe no aprendizado através das relações de afeto. Geram sonhos que alimentam os homens de amanhã.
Contatos: (21) 9346-1515

"O Fim É Impossível" no SESC Niterói

Meus queridos alunos do Projeto Geração Cultura, do SESC Niterói, estreiaram sua peça "O Fim É Impossível", baseados nos textos de Samuel Beckett "Catástrofe" e "Esperando Godot".
Quatro meses de encontros semanais, muitos feriados pra atrapalhar, ensaios extras pra compensar e muito estudo sobre "teatro do absurdo" propiciaram um espetáculo que trouxe pra cada um deles (agora como "Grupo Pretexto Teatral") muito mais do que esta apresentação.
Amores de Titiaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Tô totalmente orgulhosa do crescimento a olhos vistos de cada um de vcs.
Fico devendo aqui no blog a imagem do cartão extremamente amoroso que fizeram pra mim, acompanhado de uma mensagem linda e especial com uma rosa de bombom idem!
Eu mereço??!?!?
Muita estrada e muitas descobertas mais pra todos vcs que moram em meu coração.
Só não postei fotos do espetáculo pq não tenho uma com todos. A que eu tenho (q vcs me deram) é MINHAAAAAAAAAAAAAAA. Não vou dividir nem com blog - rssss
Então coloquei das turmas; pena que não estão todos e que tb todos os que aí estão não puderam estrear conosco. Mas o lugar no meu coração é mais que garantido!


SUCESSO!!!!

Projeto "Canta um Conto" - Resgate fonográfico da cultura popular infantil

Ô projeto que me dá uma alegria imensa!
Lá vamos nós, eu e S. André Felipe Nóbrega para as escolas gravar doces vozes cantando suas músicas de todo dia, os poemas que aprendeu, os trava-línguas, as parlendas... todo um rico universo que fará parte da sua infância para sempre. E que agora pode ser guardado. Seu registro e de sua turminha
.
É assim que vamos, com toda aquela parafernália do estúdio de gravação, que não teria muito sentido se não fosse pra registrar estes sonhos, estes estados de exaltação da alma, da alegria de aprender e compartilhar...
Quem não lembra das músicas da infância? Se não lembra, com certeza fica muito triste.... E ter sua voz gravada então, com direito ao "tatibitati" e as trocas gostosas daquela fase em que aprendemos a nos comunicar: "Eu dosto de chotoate!" - Ai! Uma delícia! Coisa tão gostosa quanto desenho animado em tarde chuvosa! E agora guardado pra sempre!
E vamos nós musicar (eu não! esta parte é competência de André Felipe e Vlad Alamar), editar e mixar até virar aquele CD lindinho, com capa exclusiva (do designer Vladimir Pedrosa) até chegar as mãos da família orgulhosa deste pequeno grande artista. Olha só o André no estúdio com o Vlad Alamar e duas de nossas estrelinhas!

Não é pra curtir muuuuuuuuuuuuuuito??!?!?
Assista ao vídeo abaixo (nota: vídeo e áudio de câmera de celular)

Arte para alimentar o Coração!



Todos os povos construiram ao longo de séculos seu conjunto de valores, crenças, comportamentos, tradições... enfim: sua cultura!
Um mundo imenso de signos que permeiam o que cada um se tornou no meio em que vive. Somos filhos da cultura, alimentados por suas expressões: a Arte!
Pode ser na arte do feijão que só sua avó sabe fazer; naquela dança ou brincadeira da infância; nas produções intelectuais de artistas reconhecidos (ou nem tanto) de seu tempo ou de seus ancestrais. Sim! Brasileiro precisa lembrar que tem ancestral!!!
Mas muitos passam pela vida sem viver... seus valores e costumes – aqueles, que te tocam fundo no coração – e passam a vida a tentar copiar modelos padronizados e vendidos. Esquecem ou nem sequer descobrem quem são! E perpetuem esta ausência em seus filhos.
A ONU considera, desde 1999, que praticar a Cultura de Paz (respeito à vida, ao ser humano e à sua dignidade; combate à violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; adesão aos princípios da liberdade, justiça, solidariedade e tolerância, buscando a compreensão entre os povos, entre as comunidades e entre as pessoas) é a grande meta da humanidade. E ela começa por cada um de nós e nosso entorno, nossa família, que vai se estendendo até alcançar a grande família mundial. Iguais na diversidade.
A década 2001-2010 foi decretada, também pela ONU, como a Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as crianças do mundo.
Pratique! Encha seu coração de luz, sua mente de boas idéias e semeie o mundo com ações de paz!
Comece por você, seus filhos e sobrinhos, vizinhos, seus amigos de trabalho. Adoce a vida. Embeleze seus dias. Valorize o que vem do coração e descarte o que vem como “promoção”. Promova o que o dinheiro não compra. Fale “de coração para coração”.
Pela Arte e pela Paz: eis o motivo deste blog e do meu trabalho que, mais que meu sustento, promove o ar que respiro e o alimento do meu coração.
Seja imensamente bem-vindo!

Postagem em destaque

#4tempos e #5tempos - botânica

Olá pra você que está pesquisando técnicas artísticas na rede. Compartilhar o que a gente sabe (e tudo que vamos descobrindo pelo cami...