“Eu quase que nada não sei.... mas desconfio de muita coisa!”
– Guimarães Rosa em “Grande Sertão Veredas”
Pra começar este #artenaprática vamos falar um pouquinho da
moldura....
Ter ou não ter, eis a questão – na verdade várias – a começar
pelo preço! Sim senhorxs, moldura também é arte quando bem feita e pensada e
faz parte da composição harmônica; tem que estar sem destoar, sem chamar
atenção sobre si, sem pesar e – NÃO! – não é “pra combinar com a decoração”.
Isto tem preço.
Na dúvida sou do tipo que deixa sem ou quase. Sem ela o quadro
“respira”, dialoga com as paredes sem limites definidos por nada que não seja a
própria obra; para o quase existe a opção dos “sanduíches de vidro”, com
molduras geralmente finas e discretas e sem uso de paspatur (passe-partout *borda em torno do
quadro). A própria parede faz este papel: pode-se centralizar a obra no vidro e
deixar uma boa sobra até a moldura.
#fato1: a obra sempre
vai dialogar com o entorno, então, é bom que esta fala seja harmoniosa. Na
dúvida deixe que a obra prevaleça.
#fato2: se a obra for incrível, a moldura deve ficar em
segundo plano mesmo. As Ninféias de
Monet que o digam! Diante daquele monumento nada mais é preciso.
#fato3: pense em adjetivos: composição apoteótica/histórica,
moldura idem (vide Victor Meirelles); composição minimalista, moldura idem
(vide Tomie Ohtake, geralmente sem moldura); composições populares, cores idem
na moldura; composições em preto e branco costumam ficar muito bem em molduras
pretas; orientais em dourado, prata ou branco; barrocas em ouro velho e bronze.
Mas nada disto é norma, há que se ter sensibilidade.
#fato4: moldura fina não quer dizer que não chame atenção. A
cor é muito mais definitiva que a espessura. Detalhes e paspatur também devem
ser avaliados. Pesquise imagens, harmonize com alguma tonalidade da
obra – isto inclui o BRANCO. E resolva o diálogo com a cor
da parede.
#fato5: a relação da moldura é com a obra. Você pode e deve
ter molduras diferentes se o acervo for eclético. Não tem que colocar a mesma
moldura/cor para todos os quadros, a não ser como recurso para destacar uma
coleção com obras de um mesmo artista.
comparativo simples com a mesma obra. fonte: site casa da moldura |
Enfim, o máximo do aspecto prático: PROTEÇÃO. Não permita
que nenhuma pintura fique exposta ao sol ou incidência direta de luz, mesmo que
por reflexo. Ela desbota. No calor excessivo craquela. Na umidade gera mofo.
Limpe tudo sempre com pano seco. Pinturas a óleo e acrílicas são bem limpas com
saliva – pasmem – não inventaram nada melhor.
Anseio pelo dia que os artistas
deixarão indicações no verso, igual roupa tem na etiqueta!
O paspatur também cumpre a função de deixar uma área de
respiro fundamental entre o vidro e a obra e não deixa gerar aderência,
principalmente para materiais que tenham óleo na composição (pastéis, tintas
base óleo, serigrafias, linóleo, xilogravuras em graxa).
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