Desde 1990 realizo oficinas de arte-educação. E a partir de 1997, as oficinas de teatro. Realmente, comecei a trilhar o caminho das artes muito cedo. E achei ótimo!
Intuitivamente percebi que as brincadeiras populares enriquecem o aprendizado e desenvolvimento das crianças. E de muitos jovens e adultos esquecidos da beleza da espontaneidade, das alegrias simples da vida que vão sendo apagadas pelo tempo.
Artisticamente plural, o Brasil regional é fonte inesgotável de técnicas educativas. A Oficina da Alegria tem em seu repertório:
- ciranda
- artes visuais
- técnicas circenses
- folclore e arte popular
- cantigas e danças populares
- sonoplastia e orquestra de sucata
- teatro de bonecos, de sombras, de máscaras e regional
- jogos e brincadeiras verbais, visuais, sensoriais, lúdicas e literárias
- contos e histórias dos mais diversos povos que constituem nossa raiz tão brasileira
- tudo norteado pela educação em valores humanos
Ainda tem a opção de criar uma ludoteca! Aquele espaço incrível cheio de jogos e brinquedos feitos artesanalmente, do jeitinho que muita gente fazia (ou deveria fazer) quando criança. Cada brinquedo impregnado de lembranças, de sorrisos, de descobertas.
Imitação e exemplo é o caminho pelo qual a criança pequena se relaciona com o mundo. E o afeto, o encorajamento, a cumplicidade gerada neste tipo de trabalho são fontes que ampliam as habilidades para aprender e controlar as emoções, inclusive impulsos agressivos. E isto tb vale pra jovens e adultos. Então, vamos brincar de bumba-meu-boi, de sapo takoré, ouvir lendas africanas, fazer auto-retrato, contorcionismo, malabarismo, pintar a cara de palhaço e fazer um concurso de caretas. Interpretar, criar, experimentar, trocar e pensar! Ser rei e rainha, mendigo, adulto e extraterrestre no mesmo dia!
A Oficina da Alegria investe no aprendizado através das relações de afeto. Geram sonhos que alimentam os homens de amanhã.Contatos: (21) 9346-1515
Nenhum comentário:
Postar um comentário